Em sala de aula, 22/03/2019


Antes de relatar como foi o dia na sala de aula, preciso dar algumas justificativas. Segue:

1.  Na última sexta-feira (15/03) não pude comparecer por motivo de (falta)saúde.
2.  Dia 18/03 o professor Ricardo não foi à escola porque sua irmã adoeceu e não havia quem ficasse com ela. 

Dadas as devidas explicações, vamos ao relato da aula.

A aula foi de revisão.

Cheguei às 12h:34min na escola. Observei duas alunas conversando sobre línguas; uma delas fala espanhol e coreano fluentemente. Essa aluna diferenciada disse que aprendeu essas línguas sozinha assistindo a animes. Isso é algo que não se pode deixar de destacar aqui no meu modesto relatório. Achei fantástico isso! Há vantagens em chegar na escola com quase meia hora de antecedência, pois descobre-se uma quantidade muito significativa de alunos diferenciados. Cada um em com sua realidade. São realmente únicos. Enfim... 

O professor Ricardo explicou sua ausência na aula anterior que foi por causa da sua irmã que adoeceu, e também explicou o motivo pela qual não assistimos ao filme hoje, pois será revisão para a prova. Após isso deu um texto como introdução da aula de revisão com o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. E pediu para que os alunos produzissem uma redação.

A turma, no início da aula, pareceu dispersa. Mas, com a atividade dada a eles, ficaram um pouco mais concentrados. E pela primeira, observei a MAIORIA dos alunos estava com suas canetas e cadernos trabalhando.Turma comportada, sem barulho e produzindo é tudo que nós esperamos ver numa sala de aula.

Enquanto eu fazia minha observação, o professor Ricardo pôs no quadro os assuntos para a prova e depois leu o texto de um dos alunos. Um texto bonito e inteligente. Ao lê-lo, o professor falou: “Pelo menos começou”. O segundo texto foi de outro aluno, mais um texto bacana.O terceiro texto foi de uma aluna. O texto desta pareceu-me um desabafo e um orgulho de ser mulher e livre. Várias exclamações para o texto e para a aluna! O quarto texto a ser lido, a própria produtora o leu para a turma, na frente. Ela pareceu orgulhosa orgulhosa pelo que tinha produzido. E deveria ficar mesmo, pois estava destemida lá na frente. Coisa linda!

Após essa última leitura o professor desafiou um aluno ir para frente representar os meninos. No entanto, nenhum dispôs-se a ir.

Foi dado um texto de apoio a eles, um modelo de redação do ENEM. Senti falta, porém, de o professor Ricardo ter feito uma correção dos textos lidos na aula, porque eram textos bons e mereciam ser contextualizados. Dessa maneira, a meu ver, incentivaria os alunos a quererem melhorar o que haviam produzidos.

De repente a turma começou a conversar e já não estava como no início da aula. Mas depois de o professor chamar a atenção dos alunos, eles ficaram mais comportados.

É isso. Relato do dia, feito!

Obs.: 01/04/19 (Segunda-feira)
Semana passada não teve aula na escola e não teve reunião na quarta, pois os professores iam fazer cirurgia.

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