Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2019

Reunião, 13 de fevereiro de 2019

"O futuro já começou". Com essas palavras o professor Luiz Fernando iniciou a proposta da reunião, cujo objetivo foi apresentar  o plano de ensino do PIBID 2019 baseado em Narrativas Transmídia.  Numa justificativa teórica, transmídia é uso de diferentes mídias. Seu objetivo é usar esse meio de comunicação e linguagens para, por exemplo, contar histórias, trabalhar a intextualidade com outras mídias. A intenção é a recriação de várias mídias por parte dos alunos e sua finalidade é despertar o interesse dos mesmos em ler e escrever. Essa perspectiva para o uso da Língua Portuguesa cai como uma luva, porque além de mostrar diversas possibilidades de leitura e escrita, o uso da tecnologia atual se faz presente no cotidiano dos aluno, e, portanto, uma poder ser um fiel aliado na formação de novos leitores. Para finalizar a reunião, o professor pediu para na próxima reunião falássemos da nossa experiencia com a Literatura abordando como e quando começou o nosso inter...

Primeiro contato com a nova turma, 11 de fevereiro de 2019

Hoje retornamos à nossa rotina do PIBID, na Escola Onélia Campelo. Hoje, é nosso primeiro dia, mas para para os alunos, as aulas começaram na semana anterior. Cheguei às 12:45 - vinte e cinco minutos adiantada - , e fiquei observando a movimentação dos alunos que iam chegando, no pátio. Havia grupos concentrados em todos os lugares parte central do referido espaço e uma diversidade de jovens, cada um com características muito particulares. Diante dessa observação, percebemos que a escola, de fato, é um lugar onde as diferenças comungam de um único objetivo: educação. Deu o horário de ir para a sala... A turma é maior, mais barulhenta, são desatentos, os alunos aparentemente são mais velhos que os outros do ano passado, a maioria da turma não presta atenção na aula. Diante disso, supusemos que a turma será mais difícil que a anterior. Observamos uma quantidade significativa de alunos repetentes.  A aula foi sobre produção de texto, mais especificamente, texto argument...

Reunião PIBID - 06/02/2019

Nesta dia os professores Luiz Fernando e Andrea não puderam estar presentes, porque estavam na reunião do Profletras. Mas vocês acham que ficamos sem ter o que fazer? Claro que não, iludidos. Hahaha... Recebemos as seguintes atividades: - > Atualização dos blogs; - > Analisar o diagnóstico etnográfico feito na escola,  e pontuar suas principais informações organizando-as num quadro.; - > A equipe responsável pelo  BLOGÃO deverá escolher a melhor postagem da semana para expor. Foi isso! 💪

Reunião PIBID (2° encontro 2019) - 30/01/2019

Antes de começar este relatório, devo informar minha ausência na primeira reunião de 2019, que se deu por motivo de saúde, ou melhor, pela falta dela. Rsrs.... Mas, vamos lá?! No dia 30 de janeiro, tivemos a segunda reunião do PIBIB de 2019. O nosso orientador Luiz Fernando inciou falando sobre a BNCC e a tecnologia no cotidiano escolar, o mesmo fez uma crítica aos PCNs por não incluírem muita tecnologia no programa educacional. Ele levou para a reunião os livros escritos por ele em que aborda o uso tecnologia e narrativas digitais. Nessa mesma perspectiva, o professor Fernando falou da importância da linguagem em todas as esferas e que deve-se adaptar às mudanças e ainda chamou a atenção as questões de aprendizagem e a exploração das práticas de linguagem reforçando a pertinência do ensino das tecnologias nas escolas. Isso tudo para refletirmos a ideia de jovens no futuro.  E... foi isso:  A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM DIGITAL NO ÂMBITO ESCOLAR.  Peguei iss...

Reunião PIBID-LP (28/11/2018)

Nesta reunião foram discutidos assuntos sobre a apresentação que será feita no evento Enalic por alguns dos pibidianos, que estarão representando o PIBID-LP 2018. Para discutir como eles farão apresentarão o projeto e suas perspectivas, os nossos orientadores, Andrea e Fernando, propuseram uma roda de conversa para discutir os principais pontos da apresentação. Os orientadores chamaram a atenção para que o pessoal que vai viajar ficassem atentos ao objetivo do projeto do PIBID- LP que é a proposta de letramento e a escola como currículo. Para a discussão foi mostrado o diagnóstico etnográfico. Vimos passo a passo do  De um modo geral, a reunião foi especificamente para orientar e explicar como o pessoal que vai ao evento deve mostrar o trabalho e sua finalidade baseado na pesquisa feita. Na verdade, a reunião serviu para abrir a mente de todos nós que fazemos parte do projeto e a importância de saber a realidade que estamos enfrentando na escola em todo o contexto educacional. ...

NA SALA DE AULA, 23/11/2018

Apresentação dos trabalhos sobre o "Jornal Falado" Antes de começar a apresentação dos trabalhos o professor Ricardo pôs dois vídeos de turmas dos terceiros anos do ensino médio para vissem como poderiam ter feito. Penso que deveria ser mostrado antes de eles começarem a fazer o trabalho, por que assim os inspiraria  a fazer mais elaborado. Embora os trabalhos da turma tenham ficado muito bons. As apresentações começaram em por ordem de sorteio que foi feito na sala. Os alunos e sua capacidade de serem criativos!  Os trabalhos foram produzidos de forma muito criativa, com muita desenvoltura nas reportagens apesar algumas limitações como, por exemplo, uma câmera boa e áudio. Mas, no geral, foi muito bonito assistir o que eles fizeram. Assistir uma pesquisa feita por eles, pelo o olhar deles atentos a cada detalhes numa consciência de estudante e buscando passar para os que estavam assistindo o dia a dia da escola é muito interessante. Eles também fizeram uma pes...

Reunião PIBID, 21/11/2018

Nessa reunião, nossos orientadores, Andrea e Luiz Fernando, apresentaram o resultado do diagnóstico feito com base na pesquisa etnográfica que nós , pibidianos, fizemos na escola.   Mas antes da apresentação da pesquisa, o nosso orientador, Luiz Fernando, fez mostrou o slide que alguns dos alunos do pibid/LP (nossa turma)iria apresentar aos calouros. A ideia é mostrar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para os alunos que estão iniciando sua carreira acadêmica. A intenção é também passar para calourada como funciona esse programa, o que é e faz, as oportunidades que ele pode proporcionar e, o melhor, o quanto ele faz-se necessário para os alunos de licenciatura, pois, como sabemos, muitas vezes os estudantes dessa área área saem da universidade sem contado com a realidade escolar e o programa tem um papel fundamental na formação acadêmica.   Voltando à leitura a falar sobre o diagnóstico. O relatório mostrou que...

NA SALA DE AULA, 19/11/2018

Retorno do recesso Foram duas aulas seguidas; O professor deu revisão sobre acentuação gráfica; Passou um questionário com 41 questões de concursos e vestibulares; A cada questão, a turma ia se engajando. Mas também pude observar que os alunos têm dificuldades no nas regras de acentuação gráfica. No entanto, não se acanhavam em responder, pelo menos uma boa parte não se intimidou com o erro.  É muito presenciar as aulas e poder analisar o comportamento dos alunos, suas dificuldades. É dessa experiência que nós vamos aprendendo como a realidade da escola e a rotina dos alunos podem nos ensinar com o que vivenciamos na sala de aula. Os alunos têm muito a ensinar a ensinar.  Um episódio engraçado: Houve uma discussão em torno da palavra "ímprobo" para saber o seu significado. Quando dito aos alunos que a ela era sinônimo de desonesto, corrupto... Um aluno gritou: "Haddad!". Outros alunos começaram a querer entrar mais no assunto, mas retornaram a r...

NA SALA DE AULA, sexta-feira, 19/10/2018

NOTA: Peço desculpas aos colegas e professores  pelo atraso dos relatórios , pois nos últimos dias estive numa correria com outras atividades. Mas aqui estamos para correr atrás do prejuízo. 🙈😁 Vamos relatar mais um dia de aula, vamos?! :D O professor começou a ula passando um assunto para quem não ia participar do trabalho jornalistico, que valia como nota parcial da prova. O assunto foi "Vozes do Verbo". Dois alunos chegaram atrasados. Houve questionamento de uma aluna, pois, segundo ela, ele joga bolam bola e precisaria ir para casa tomar banho antes de ir para aula. O atraso dos meninos se deu por causa da educação física. Além disso, surgiram algumas reclamações alunos referentes a estrutura da escola. Eles questionaram a ausência de chuveiros, o péssimo estado dos banheiros, a falta de papel, lixeiro, etc. Uma aluna aproveitou para informar que era sobre a estrutura da escola que ela estava fazendo a pesquisa para o trabalho do "Jornal falado". Após ...