Postagens

Mostrando postagens de março, 2019

Experiência com Literatura, 20 de fevereiro de 2019

Imagem
A reunião foi iniciada pela professorar Andrea, que deu continuidade sobre  Narrativa Transmídia. Tivemos as apresentaçções da pibidiana Letícia Vita e a minha, que ficamos de falar como surgiu o nosso gosto pelo o universo literário.  A professora Andrea enfatizou a importância do PIBID de estar em parceria com a escola, pois segundo ela a ideia do projeto é pensar na prática docente. Nas palavras dela: " a relação entre a escola e o PIBIB é uma relação de mão dupla". Além disso, ressaltou que a intenção é dar voz ao outro, isto é, aos alunos. Já pensando no projeto de Literatura da escola, a professora falou que o primeiro passo é dar voz aos alunos para que eles descubram o seu gosto pela mundo da literatura. Finalizou falando que é importante dividirmos nossas experiências com os alunos e passou a vez para Letícia.  A Letícia falou que seu gosto pela literatura começou na universidade com o livro "Eu sou Malala", por indicação da professora Andrea. Cont...

Nossa participação na aula de produção de texto, 18 de fevereiro de 2019

Para essa aula ficamos de levar nossa contribuição aula de produção de texto. A interação com a turma foi a melhor desde que começamos a acompanhá-los. O professor Ricardo havia passado uma atividade sobre produção de texto, no entanto, apenas UM aluno fez. Agora, imagine uma turma de quase 40 alunos (ou mais), que não faz o que seu mestre pede. Tenso, né? Eu diria que é a realidade que enfrentaremos quando estivermos dando aula.  Embora tenha sido um pouco assustador eles não terem feito a introdução, conseguimos ajudá-los na produção de texto e isso nos permitiu ver como estava a escrita dos alunos, pois, após darmos algumas dicas e explicação sobre a tema da aula, passamos de carteira em carteira para ver se estavam conseguindo fazer o que foi proposto - a introdução de cinco ou seis linhas.  Essas dicas de como ter uma boa prática de leitura para produzir textos foi muito bem aceito pela turma, mas ela ainda precisa se desenvolver bastante. Pensando nisso, focamos...

Segunda aula com a nova turma (9° ano D), 15 de fevereiro de 2019

A partir deste dia eu e as outras meninas da minha equipe contaremos com a presença de novos integrantes nas sextas-feiras, o Elvys e a Tatlita estarão conosco. O professor Ricardo pediu para que eles se apresentassem para a turma. Assim o fizeram.  Antes de começar efetivamente a aula, o professor questionou rapidamente a falta do livro didático, pois os alunos ainda não o recebeu.  Às 13:40 a aula começou, e foi sobre produção textual. O professor levou um cartaz que mostrava a estrutura de uma redação dissertativa e pediu para que os alunos copiassem em seus cadernos. Em seguida, deu um tema "Diversidade e respeito às diferenças" e leu um texto que falava de políticas públicas para que os alunos pudessem se inspirar em fazer uma introdução de cinco a seis páginas para o tema que foi dado. Após o pedido, depois alguns minutos, ele passeou em cada carteira para ver se os alunos estavam fazendo, leu alguns textos e não gostou muito do que viu.  Observando a...