Reunião PIBID, 21/11/2018
Nessa reunião, nossos orientadores, Andrea e Luiz Fernando, apresentaram o resultado do diagnóstico feito com base na pesquisa etnográfica que nós , pibidianos, fizemos na escola.
Mas antes da apresentação da pesquisa, o nosso orientador, Luiz Fernando, fez mostrou o slide que alguns dos alunos do pibid/LP (nossa turma)iria apresentar aos calouros. A ideia é mostrar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para os alunos que estão iniciando sua carreira acadêmica. A intenção é também passar para calourada como funciona esse programa, o que é e faz, as oportunidades que ele pode proporcionar e, o melhor, o quanto ele faz-se necessário para os alunos de licenciatura, pois, como sabemos, muitas vezes os estudantes dessa área área saem da universidade sem contado com a realidade escolar e o programa tem um papel fundamental na formação acadêmica.
Voltando à leitura a falar sobre o diagnóstico. O relatório mostrou que há muita coisa a se fazer para que a escola com relação a diversos aspectos: estrutura, relações interpessoais, segurança, etc. Muita. Muita coisa falta para que a escola seja o ambiente esperado pelos alunos e professores. Além disso, ficou claro que ainda há vícios de automatismo na escola.
Em síntese, ainda temos muito o que avançar nas escolas públicas brasileiras, e a realidade que presenciamos a cada ida na escola e depois de fazermos a pesquisa etnográfica mostra que nós, futuros mestres, temos um desafio de mudar e o que vamos enfrentar na nossa profissão.
Porém, falo agora particularmente, o mais interessante disso tudo é que todas essas dificuldades me fazem querer buscar ainda mais conhecimento para poder ser também A diferença para o que me espera daqui a menos de dois anos: minha profissão de professora.
Com uma frase que gosto muito termino este relatório: Até mesmo a menor das criaturas pode mudar o rumo do mundo. (Tolkien).
Por hoje, só isso.
Abraço de beeeeeem apertado!!
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