Terceiro contato com a escola, 14/09/2018

Cheguei na escola às 12:40. O horário é entrada é às 13h. Esses vinte minutos antes de entrar na sala de aula serviu para que a minha observação na parte externa, antes da entrada dos alunos, fosse bastante proveitosa e fez-me perceber coisas que eu ainda não tivesse prestado atenção e até mesmo passado despercebido. Nessa minha observação prestei atenção no inspetor, que fica conferindo quem está fora do padrão de vestimenta da escola. Se eu observei bem, os alunos não podem entrar com calças coloridas nem com elas de modelo rasgado. Outro detalhe quanto a organização da escola é que os alunos antes de entrarem para suas respectivas salas, são chamados por turma. Isso também é para facilitar a conferência das vestimentas. Não sei que tem mais outro motivo, pois fiquei de me informar depois.

Enquanto esperava dar a hora, fiquei sentada perto de um grupo de alunas e perguntei a uma das meninas que estava sentada ao meu lado se ela tinha a senha do wifi da escola, ela respondeu que não e completou dizendo que eu poderia pegar a senha na secretaria. Perguntei também se os alunos tinham acesso ao wifi e ela respondeu que não. Uma menina muito educada e atenciosa, por sinal. É interessante falar da atenção dos alunos com relação a nós do pibid, porque eles são sempre muito atenciosos e parecem estar muito curiosos. Percebo isso não só com a minha turma que estamos trabalhando, mas também com a maioria dos outros alunos. Eles olham, sorriem. Parecem querer manter contato. Acho o máximo!

Dada a hora de ir para a sala de aula, fomos todos (ou quase todos, rs). O professor Ricardo começou a aula falando da distribuição das notas do projeto da semana de literatura, da avaliação e reavaliação, que serão todas os conteúdos do 3º bimestre. Após essas informações, o professor deu uma revisão do conteúdo “Processo de formação das palavras” – radical, prefixo e sufixo, onde a maioria doa alunos interagia. Eles se envolveram na aula, principalmente, quando o professor começou a falar dos parassintéticos. Ainda sobre o conteúdo dessa aula o professor pediu para que preparássemos algo sobre o mesmo assunto para passar na próxima aula. Isso depois da Semana de Letras que acontecerá dos dias 17 a 21 de setembro, na Ufal.

Veio o intervalo, que dura 30 minutos.

No intervalo, observei o refeitório que, até então, não tínhamos visto. Não é tão grande. Acredito ser insuficiente para a quantidade de alunos que frequentam a escola, mesmo que muitos deles não lanchem no referido espaço. O lanche desse dia foi iogurte com biscoito Maria. Nós, pibidianos, lanchamos também da merenda da escola.

Num intervalo é possível observar muitas coisas sobre tudo que envolve o ambiente escolar. Acredito que já falei aqui da estrutura da escola no primeiro relatório que fiz do Pibid. Mas não lembro se falei a real situação dos banheiros, que é algo que me deixa muito incomodada. O banheiro feminino está em condições extremamente precária, não tem descarga, quase todas as portas estão quebradas, a iluminação é péssima, etc. Enfim, é bastante complicada a situação. Isso foi um pequeno desabafo.

Ao retornar do recreio, o nosso supervisor pediu para que os alunos fizessem uma redação de vinte linhas para entregar em sala com o tema “Namoro precoce entre os jovens”. Umas das alunas perguntou o que significava “precoce” e isso levou a uma discussão com alguns questionamentos e indagações. Para que os alunos se inspirassem o professor leu um texto que começava com um trecho da música do Luiz Gonzaga que dizia: “toda menina que enjoa da boneca é sinal que o amor já chegou no coração”.

O momento da redação


O professor fez a chamada. A aula acabou. 

É isso. 

Abraço beeeeem apertado. 







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