O primeiro dia na Escola, 03/09/2018

O tão esperado dia chegou! Com uma exclamação enorme, mesmo!
Nosso primeiro dia na escola foi o dia de ter uma primeira impressão sobre o ambiente, os alunos e o supervisor. Observar detalhadamente cada repartição e conhecer a turma que iremos conviver durante esses meses de projeto é muito pertinente para todos nós, alunos do Pibid. As aulas começam às 13h, nossa equipe chegou minutos antes e aguardamos a chegada do nosso supervisor Ricardo, enquanto isso aproveitamos para olhar a escola até onde era possível. De onde estávamos dava para ver boa parte interna da escola. Obviamente não era suficiente para se ter uma ideia concreta do espaço, pois vimos o externo.
Quando o professor Ricardo chegou, ele dividiu nossa equipe de dez pessoas em dois grupos: cinco para o 9º ano D, que seriam as primeiras aulas, e cinco para a turma do 9º ano C, as últimas aulas. Ele optou assim por considerar dez pessoas ser um número grande para uma única turma, o que poderia ser tumultuoso para os alunos. Nós, “pibidianos”, concordamos, e assim ficou. Dividida a equipe, o primeiro grupo ficou com o 9º ano D e o segundo com 9º ano C, sendo este último o meu. Enquanto a primeiro grupo foi se apresentar, o meu fez uma excursão e explorarmos os cômodos da escola.
                Essa exploração pela escola deu-me a perceber que ela tem uma boa estrutura, mas que precisa de reparação, pois haviam cadeiras abandonadas visivelmente, banheiros com um aspecto e cheiro desagradáveis. A escola também dispõe de uma biblioteca pequena, nela possui alguns informes de incentivo e falando da necessidade de cuidar dos livros e importância da leitura para os alunos; nas paredes estão expostos alguns trabalhos dos alunos; há uma pequena horta de reciclagem; há uma cantina, mas não tem refeitório; o pátio é interessante. Essa é minha análise geral de acordo com o que eu pude explorar. A respeito da biblioteca, a professora responsável pelo local comentou do interesse que ela tinha de levar um projeto para a biblioteca com estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Por fim, na minha análise pessoal, não é uma escola muito grande, mas é um espaço que pode ser bastante confortável a depender do ponto de vista de cada professor ou aluno.
                Terminada a nossa excursão, foi a vez de conhecermos nossa turma do 9º ano C.
                Ao chegarmos na sala, nos apresentamos, falamos do projeto do Pibid e do quanto estávamos entusiasmados. O professor pediu para que todos os alunos se apresentassem e falassem de suas principais dificuldades em Língua Portuguesa, onde a maioria deles comentou ter dificuldade em interpretação de texto e alguns outros em orações subordinadas.  Para mim, conhecer a turma foi o momento mais esperado do dia, porque eu iria conhecer os meus pequenos grandes “aborrentes”. Após isso, os alunos estavam divididos em grupo para fazer um trabalho sobre literatura de cordel para a semana do Projeto de Leitura da escola, que vai do dia 10 a 14 de setembro. Iriam falar também da biografia de Onélia Campelo e fazer um poema de cordel sobre sua vida, ela que é a patrona da escola. Cada grupo ficou responsável por fazer painel, poema, falar da biografia e, nós, ficamos para auxiliar no que eles precisassem. Estavam todos muito empolgados.
                Não posso deixar de falar que esse primeiro contato com a escola e com a turma é uma experiência muito especial. Pude perceber a realidade do espaço escolar, que até então só conseguia imaginar e pude observar características muito particulares em cada aluno. A maneira como falavam e se comportavam dizia muito sobre suas personalidades, desde os mais tímidos aos mais descontraídos. O olhar de cada um ao se apresentar é o mais bonito de se analisar, e mesmo os que não conseguiam olhar nos olhos revelavam um pouco do que eles eram. Pela formação dos grupos também era possível ter uma ideia quem eram eles no dia a dia na sala de aula. Espero de verdade contribuir positivamente na vida de cada um deles.
                
                Então, é isso!
                Abraço beeeeeem apertados a todos, em especial aos alunos do 9º ano C. J

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira reunião do PIBID, 22 de agosto de 2018

Experiência com Literatura, 20 de fevereiro de 2019