Nossa participação na aula de produção de texto, 18 de fevereiro de 2019
Para essa aula ficamos de levar nossa contribuição aula de produção de texto. A interação com a turma foi a melhor desde que começamos a acompanhá-los. O professor Ricardo havia passado uma atividade sobre produção de texto, no entanto, apenas UM aluno fez. Agora, imagine uma turma de quase 40 alunos (ou mais), que não faz o que seu mestre pede. Tenso, né? Eu diria que é a realidade que enfrentaremos quando estivermos dando aula.
Embora tenha sido um pouco assustador eles não terem feito a introdução, conseguimos ajudá-los na produção de texto e isso nos permitiu ver como estava a escrita dos alunos, pois, após darmos algumas dicas e explicação sobre a tema da aula, passamos de carteira em carteira para ver se estavam conseguindo fazer o que foi proposto - a introdução de cinco ou seis linhas.
Essas dicas de como ter uma boa prática de leitura para produzir textos foi muito bem aceito pela turma, mas ela ainda precisa se desenvolver bastante. Pensando nisso, focamos em saber deles mesmos suas dificuldades e foi desse pressuposto que pensamos em como dar nossa contribuição. Particularmente, creio que tenha ajudado, tendo em vista que a turma que não havia feito a tarefa, ao fim estava tentando, e os que propuseram a fazer a atividade, conseguiram.
Há na turma uns meninos que pouco se interessam em fazer os exercícios propostos. Eles são os que mais estão despreocupados. Pensando nisso, resolvemos "chegar junto" para ver se eles precisavam de ajuda. Precisavam. Eles sempre precisam. Um dos que eu me aproximei para ajudar falou que não precisava, mas vi que ele não havia feito e insisti. Ao final, ele me mostrou que havia feito. Não me surpreendo com a capacidade dos alunos, jamaia. Mas esse confesso que fiquei encantada, porque ele além de escrever bem tem uma caligrafia muito bonita. O menino é desenrolado!
Outro rapazinho, o mesmo que ajudei na aula passada, mostrou-me o que estava produzindo e pediu para o seu amigo do lado pedir também. Ambos não estavam conseguindo iniciar a introdução. Mas depois que dei aprofundei a explicação,conseguiram. Daí, quando saí para olhar outro caderno, ele falou para o amigo, sorrindo:"eu quero ela como minha professora!" Fofo, né?! Eu corei. 😍
Comentários
Postar um comentário