Projeto de Leitura e Escrita da Escola Estadual Onélia Campelo, 10/09/2108

No dia 10 de setembro aconteceu na Escola Estadual Onélia Campelo o Projeto de Leitura e Escrita, que tem o propósito de envolver os alunos no universo literário. Segundo o coordenador da escola, Leonardo Viana, o projeto tem a intenção de colocar os estudantes em contato com a literatura brasileira, para que eles possam começar a entender o que estão lendo, conhecer os autores brasileiros, especialmente, os alagoanos. As apresentações dos trabalhos eram todos voltados para a literatura e arte nessa perspectiva da valorização da nossa cultura local.
O pátio da escola estava lotado. Notava-se grande euforia por parte dos alunos, principalmente dos que iam se apresentar naquela tarde. Havia um grupo musical que estava animando o ambiente, cujos integrantes eram alunos da escola que, por sinal, eram muito talentosos. Isso me deixou bastante feliz, porque o projeto tem intuito de valorizar o que é da terra, portanto, nada mais significativo valorizar os talentos existentes na própria escola. Isso faz com que os alunos sintam-se envolvidos diretamente com a arte da qual eles estão conhecendo, mesmo que os mesmos não tomem consciência disso naquele momento.
Dando início a nossa tarde cultural, o coordenador fez um agradecimento a todos nós, do Pibid, por estarmos presentes e fazendo um projeto na sua escola, mas, na verdade, nós é quem deveríamos agradecê-los por estarmos vivenciando essa experiência. Antes das apresentações culturais, foi dada a palavra à chapa vencedora do Grêmio Estudantil para que os integrantes pudessem agradecer o voto de confiança dada aos representantes da escola.  Após isso, deram início às apresentações dos trabalhos da turma. Foram postas cadeiras lado a lado para que os professores pudessem prestigiar a produção dos trabalhos de seus grupos e suas respectivas turmas; também nos convidaram a sentar juntos a eles, para mim, isso foi uma honra!


FOTOS E VÍDEOS DAS APRESENTAÇÕES:

Tão lindinhos! :) 
Quem é Aline Barros perto dessa moça, Braseeeel? 😱

Turma 9º ano C do professor Ricardo e uma das turmas contempladas pelo Pibid.
Maria Bonita e Lampião curtiram essa publicação 👍

Timidez a gente até tem, mas quem disse que impede de apresentar o nosso trabalho?
Concentra! Estudamos pra isso! ;)




Essas foram as apresentações das turmas 7º, 8º e 9º anos. Assim fica registrado os meus parabéns a todos envolvidos no projeto Leitura e Escrita, e espero que sua finalidade tenha sido alcançado, pois é é muito interessante ver os alunos participando de iniciativas como essa. Eu, como "pibidiana", fiquei muito feliz em participar deste dia, pois sei o quão é importante valorizar a nossa terra e toda sua beleza cultural. Vi Graciliano Ramos ser homenageado, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira; Jorge de Lima, meu querido conterrâneo e outro destaque da nossa literatura, também foi um dos nomes que foi estudado pelos alunos. Que orgulho!
À turma do 9º ano, dou meus sinceros parabéns! Parabéns pela dedicação e empenho. Vi, no primeiro dia de visita à escola, quando fomos nos apresentar, a forma com que estavam entusiasmados cada um em seu grupo fazendo o que professor Ricardo havia pedido. Eles falaram da origem da literatura de cordel, a estrutura dos versos; apresentaram um poema do Cristiano Crico, ele que também é alagoano; Falaram um pouco sobre xilogravura e seu significado e por fim produziram um poema de cordel em homenagem a Onélia Campelo.
Obviamente, estou destacando essa turma por ser àquela que eu e minha equipe estamos acompanhando, e não por desmerecimento das demais apresentações. Todos as turmas são dignas de destaque e parabéns!

E foi isso! Curtam as fotos e os vídeos! Infelizmente não estou conseguindo postar o vídeo da apresentação a qual "destaquei", mas tem a foto.
Divirtam-se!

Abraço beeeem apertado! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira reunião do PIBID, 22 de agosto de 2018

Experiência com Literatura, 20 de fevereiro de 2019