NA SALA DE AULA, sexta-feira, 19/10/2018

NOTA: Peço desculpas aos colegas e professores pelo atraso dos relatórios, pois nos últimos dias estive numa correria com outras atividades. Mas aqui estamos para correr atrás do prejuízo. 🙈😁

Vamos relatar mais um dia de aula, vamos?! :D

O professor começou a ula passando um assunto para quem não ia participar do trabalho jornalistico, que valia como nota parcial da prova. O assunto foi "Vozes do Verbo".

Dois alunos chegaram atrasados. Houve questionamento de uma aluna, pois, segundo ela, ele joga bolam bola e precisaria ir para casa tomar banho antes de ir para aula. O atraso dos meninos se deu por causa da educação física. Além disso, surgiram algumas reclamações alunos referentes a estrutura da escola. Eles questionaram a ausência de chuveiros, o péssimo estado dos banheiros, a falta de papel, lixeiro, etc.

Uma aluna aproveitou para informar que era sobre a estrutura da escola que ela estava fazendo a pesquisa para o trabalho do "Jornal falado". Após essa breve (mas importante) discussão o professor iniciou a explicação do assunto daquela aula sobre Vozes do Verbo, como falei anteriormente.

O professor Ricardo falou dos tipo de vozes, aplicou os conceitos e deu alguns exemplos escritos no quadro, Após isso, passou um exercício, para os alunos fixarem o assunto. Na fala dele: "Só se aprende praticando." Enquanto ele ia distribuindo a atividade aos alunos, perguntou a um dos meninos: "Você é ativo ou passivo?". 😱😱😱😱 Em seguida o professor começou a responder a tarefa, ele não deu um tempo para os alunos responderem, respondeu junto com a turma.

Pausa para o intervalo 🙌

Na volta do intervalo o professor fala para uma das alunas: "Ô, minha filha, a escola não é lugar de fazer sexo, não. Vocês ficam desse modo aí..." 😲 Depois da pergunta, a menina entrou na sala com os outros alunos. Quando todos já estavam na sala, o professor pediu para que a turma mostrasse uma atividade da semana anterior. A minoria fez o exercício, pois a maioria disse não saber do que se tratava. Um dos alunos perguntou: "Que trabalho, professor? Diga qual é, que eu não tô sabendo de nada, não." Aparentemente, os alunos realmente não sabia do que o professor estava falando. No entanto, o professor mostrou o exercício que ele estava se referindo, porém a maioria não havia feito, mesmo.

Após responder o referido exercício, o professor deu um tema para que a turma fizesse um debate. O tema foi: O celular na sala de aula. Esse tema rendeu discussões muito pertinentes por parte dos alunos, falaram do seu ponto de vista e deram opiniões a respeito. A despeito de alguns que são sempre mais discretos (tímidos), mas que assistiram ao debate atenciosamente.

Na discussão, aluno disse que "o celular é interessante, principalmente, para fazer pesquisa que fosse agregada ao conteúdo dado pelo professor". Mas imediatamente uma aluna rebateu: "para pesquisar a gente precisa ter internet ou crédito."

Diante dessa discussão percebemos pontos de vista parecidos, mas que são olhados dentro da realidade da escola. O debate foi muito interessante, pois os alunos falavam o que pensavam ao mesmo que levantavam questões acerca do âmbito escolar. Alem disso, encaminhou-se para outros assuntos como, por exemplo, vandalismo, estrutura da escola e até mesmo política.

Pronto. Fim da aula.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira reunião do PIBID, 22 de agosto de 2018

Experiência com Literatura, 20 de fevereiro de 2019