Primeiro contato com a nova turma, 11 de fevereiro de 2019

Hoje retornamos à nossa rotina do PIBID, na Escola Onélia Campelo. Hoje, é nosso primeiro dia, mas para para os alunos, as aulas começaram na semana anterior.

Cheguei às 12:45 - vinte e cinco minutos adiantada - , e fiquei observando a movimentação dos alunos que iam chegando, no pátio. Havia grupos concentrados em todos os lugares parte central do referido espaço e uma diversidade de jovens, cada um com características muito particulares. Diante dessa observação, percebemos que a escola, de fato, é um lugar onde as diferenças comungam de um único objetivo: educação.

Deu o horário de ir para a sala...

A turma é maior, mais barulhenta, são desatentos, os alunos aparentemente são mais velhos que os outros do ano passado, a maioria da turma não presta atenção na aula. Diante disso, supusemos que a turma será mais difícil que a anterior. Observamos uma quantidade significativa de alunos repetentes. 

A aula foi sobre produção de texto, mais especificamente, texto argumentativo.

O supervisor Ricardo começou o conteúdo falando de causa e consequência. Ele deu o seguinte tema: violência doméstica. E pediu para os alunos apontassem as causas e consequências. Entre as causas os alunos citaram: brigas, drogas, ciúmes, falta de dinheiro, submissão, machismo. E comentaram relatos de violência doméstica de vizinhos; para as consequências, foi citado: hematomas, problemas psicológicos e físicos. 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira reunião do PIBID, 22 de agosto de 2018

Experiência com Literatura, 20 de fevereiro de 2019