Terceiro contato com
a escola, 14/09/2018
Cheguei na escola às 12:40. O
horário é entrada é às 13h. Esses vinte minutos antes de entrar na sala de aula
serviu para que a minha observação na parte externa, antes da entrada dos
alunos, fosse bastante proveitosa e fez-me perceber coisas que eu ainda não
tivesse prestado atenção e até mesmo passado despercebido. Nessa minha
observação prestei atenção no inspetor, que fica conferindo quem está fora do
padrão de vestimenta da escola. Se eu observei bem, os alunos não podem entrar
com calças coloridas nem com elas de modelo rasgado. Outro detalhe quanto a
organização da escola é que os alunos antes de entrarem para suas respectivas
salas, são chamados por turma. Isso também é para facilitar a conferência das
vestimentas. Não sei que tem mais outro motivo, pois fiquei de me informar
depois.
Enquanto esperava dar a hora,
fiquei sentada perto de um grupo de alunas e perguntei a uma das meninas que
estava sentada ao meu lado se ela tinha a senha do wifi da escola, ela
respondeu que não e completou dizendo que eu poderia pegar a senha na
secretaria. Perguntei também se os alunos tinham acesso ao wifi e ela respondeu
que não. Uma menina muito educada e atenciosa, por sinal. É interessante falar
da atenção dos alunos com relação a nós do pibid, porque eles são sempre muito
atenciosos e parecem estar muito curiosos. Percebo isso não só com a minha
turma que estamos trabalhando, mas também com a maioria dos outros alunos. Eles
olham, sorriem. Parecem querer manter contato. Acho o máximo!
Dada a hora de ir para a sala de
aula, fomos todos (ou quase todos, rs). O professor Ricardo começou a aula
falando da distribuição das notas do projeto da semana de literatura, da avaliação
e reavaliação, que serão todas os conteúdos do 3º bimestre. Após essas informações,
o professor deu uma revisão do conteúdo “Processo de formação das palavras” –
radical, prefixo e sufixo, onde a maioria doa alunos interagia. Eles se
envolveram na aula, principalmente, quando o professor começou a falar dos parassintéticos. Ainda sobre o conteúdo dessa aula
o professor pediu para que preparássemos algo sobre o mesmo assunto para passar
na próxima aula. Isso depois da Semana de Letras que acontecerá dos dias 17 a
21 de setembro, na Ufal.
Veio o intervalo, que dura 30
minutos.
No intervalo, observei o
refeitório que, até então, não tínhamos visto. Não é tão grande. Acredito ser
insuficiente para a quantidade de alunos que frequentam a escola, mesmo que muitos
deles não lanchem no referido espaço. O lanche desse dia foi iogurte com biscoito
Maria. Nós, pibidianos, lanchamos também da merenda da escola.
Num intervalo é possível observar
muitas coisas sobre tudo que envolve o ambiente escolar. Acredito que já falei aqui da estrutura da
escola no primeiro relatório que fiz do Pibid. Mas não lembro se falei a real
situação dos banheiros, que é algo que me deixa muito incomodada. O banheiro
feminino está em condições extremamente precária, não tem descarga, quase todas
as portas estão quebradas, a iluminação é péssima, etc. Enfim, é bastante
complicada a situação. Isso foi um pequeno desabafo.
Ao retornar do recreio, o nosso
supervisor pediu para que os alunos fizessem uma redação de vinte linhas para entregar
em sala com o tema “Namoro precoce entre os jovens”. Umas das alunas perguntou
o que significava “precoce” e isso levou a uma discussão com alguns
questionamentos e indagações. Para que os alunos se inspirassem o professor leu
um texto que começava com um trecho da música do Luiz Gonzaga que dizia: “toda
menina que enjoa da boneca é sinal que o amor já chegou no coração”.
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O momento da redação |
O professor fez a
chamada. A aula acabou.
É isso.
Abraço beeeeem apertado.
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