O primeiro dia na
Escola, 03/09/2018
O tão esperado dia chegou! Com
uma exclamação enorme, mesmo!
Nosso primeiro
dia na escola foi o dia de ter uma primeira impressão sobre o ambiente, os
alunos e o supervisor. Observar detalhadamente cada repartição e conhecer a
turma que iremos conviver durante esses meses de projeto é muito pertinente
para todos nós, alunos do Pibid. As aulas começam às 13h, nossa equipe chegou
minutos antes e aguardamos a chegada do nosso supervisor Ricardo, enquanto isso
aproveitamos para olhar a escola até onde era possível. De onde estávamos dava
para ver boa parte interna da escola. Obviamente não era suficiente para se ter
uma ideia concreta do espaço, pois vimos o externo.
Quando o
professor Ricardo chegou, ele dividiu nossa equipe de dez pessoas em dois
grupos: cinco para o 9º ano D, que seriam as primeiras aulas, e cinco para a
turma do 9º ano C, as últimas aulas. Ele optou assim por considerar dez pessoas
ser um número grande para uma única turma, o que poderia ser tumultuoso para os
alunos. Nós, “pibidianos”, concordamos, e assim ficou. Dividida a equipe, o
primeiro grupo ficou com o 9º ano D e o segundo com 9º ano C, sendo este último
o meu. Enquanto a primeiro grupo foi se apresentar, o meu fez uma excursão e
explorarmos os cômodos da escola.
Essa
exploração pela escola deu-me a perceber que ela tem uma boa estrutura, mas que
precisa de reparação, pois haviam cadeiras abandonadas visivelmente, banheiros com
um aspecto e cheiro desagradáveis. A escola também dispõe de uma biblioteca
pequena, nela possui alguns informes de incentivo e falando da necessidade de
cuidar dos livros e importância da leitura para os alunos; nas paredes estão
expostos alguns trabalhos dos alunos; há uma pequena horta de reciclagem; há
uma cantina, mas não tem refeitório; o pátio é interessante. Essa é minha
análise geral de acordo com o que eu pude explorar. A respeito da biblioteca, a
professora responsável pelo local comentou do interesse que ela tinha de levar
um projeto para a biblioteca com estudantes de biblioteconomia da Universidade
Federal de Alagoas. Por fim, na minha análise pessoal, não é uma escola muito
grande, mas é um espaço que pode ser bastante confortável a depender do ponto
de vista de cada professor ou aluno.
Terminada
a nossa excursão, foi a vez de conhecermos nossa turma do 9º ano C.
Ao
chegarmos na sala, nos apresentamos, falamos do projeto do Pibid e do quanto estávamos
entusiasmados. O professor pediu para que todos os alunos se apresentassem e
falassem de suas principais dificuldades em Língua Portuguesa, onde a maioria
deles comentou ter dificuldade em interpretação de texto e alguns outros em orações
subordinadas. Para mim, conhecer a turma
foi o momento mais esperado do dia, porque eu iria conhecer os meus pequenos
grandes “aborrentes”. Após isso, os alunos estavam divididos em grupo para
fazer um trabalho sobre literatura de cordel para a semana do Projeto de
Leitura da escola, que vai do dia 10 a 14 de setembro. Iriam falar também da
biografia de Onélia Campelo e fazer um poema de cordel sobre sua vida, ela que
é a patrona da escola. Cada grupo ficou responsável por fazer painel, poema,
falar da biografia e, nós, ficamos para auxiliar no que eles precisassem.
Estavam todos muito empolgados.
Não
posso deixar de falar que esse primeiro contato com a escola e com a turma é
uma experiência muito especial. Pude perceber a realidade do espaço escolar,
que até então só conseguia imaginar e pude observar características muito
particulares em cada aluno. A maneira como falavam e se comportavam dizia muito
sobre suas personalidades, desde os mais tímidos aos mais descontraídos. O
olhar de cada um ao se apresentar é o mais bonito de se analisar, e mesmo os
que não conseguiam olhar nos olhos revelavam um pouco do que eles eram. Pela
formação dos grupos também era possível ter uma ideia quem eram eles no dia a
dia na sala de aula. Espero de verdade contribuir positivamente na vida de cada
um deles.
Então,
é isso!
Abraço
beeeeeem apertados a todos, em especial aos alunos do 9º ano C. J
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