Na sala de aula, 24 de setembro de 2018
Este já é o meu quarto contado com as aulas do supervisor Ricardo. Ainda estamos no processo de observação e a cada contato com as aulas e com tudo rodeia esse projeto, percebo o quanto aprendemos dia a dia na relação interpessoal. A cada ida à escola é uma novidade, nunca se repete. A vida é assim, né? Por mais que pareça monótona, mesmo assim não tem nada de repetitivo. A rotina pode ser a mesma todos os dias, mas quando prestamos perceberemos que nos pequenos detalhes é onde está a novidade. Minha visão de vida sempre foi mais ou menos assim, e o pibid tem intensificado isso dia na escola e nas reuniões. Isso vai desde as diferenças com meus colegas de equipe até a turma do professor Ricardo, do ambiente escolar até contato fora dela. Parece absurdo falar essas coisas em tão pouco tempo de projeto, mas, acreditem, é exatamente isso que tenho percebido. Às vezes, quando estou fazendo meus relatórios penso que estou usando as mesmas palavras, e quando me dou conta percebo que até os termos que uso tem uma emoção diferente. E assim é. Nada é igual por mais pareça ser.
Deixando meu discursinho inicial, deixa eu voltar para minha tarefa que é falar do que aconteceu no dia 24 de setembro na escola. Hoje, o professor Ricardo passou um trabalho para a turma que vai servir de nota para quarto bimestre, e cada “pibidiano” ficou responsável para auxiliar cada grupo que será formado. E o trabalho é o seguinte: produzir um texto jornalístico.

1. A turma foi dividida em 4 grupos de 5 a 6 integrante para fazer um ‘’jornal falado”, onde terá bancada.  Neste jornal tem de ter:
  • ·         Redatores;
  • ·         Locutores;
  • ·         Repórteres;
  • ·         Sonoplastia.


2. Pauta do jornal: temas relacionados à escola Onélia Campello. Nesse tópico, os alunos vão fazer pesquisas e entrevistas.

·         Grêmio estudantil;
·         Banheiro;
·         Segurança;
·         Merenda;
·         Pichações;
·         As portas das salas da esola;
·         Iluminação;
·         Biblioteca;
·         Falta de professores.

3. Como fazer o jornal:
  • ·         Escolher um nome para o jornal;
  • ·         Manchete de jornal;
  • ·         Pesquisar o problema e, no final, apresentar uma solução;
  • ·         Fazer uma vinheta para o jornal.


Dependendo do tema escolhido, entrevistar responsáveis pelo setor a ser noticiado no trabalho. Outra coisa, os alunos escolherão quem vai designar a função de cada personagem. Para finalizar a aula cada representante foi para frente ler um texto do gênero que estão estudando, o jornalístico, para ensaiar como será e para treinar o locutor. 
Foto dos locutores e representantes de cada grupo



Por hoje, só. Na próxima vinda à escola ficamos de levar teoria para uma melhor compreensão do que é um texto jornalístico.

É isso. Viram, que cada dia é uma novidade em qualquer âmbito social? Isso também serve para qualquer situação na vida.

Abraço beeeeem apertado!  




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