Na sala de aula, 24
de setembro de 2018
Este já é o meu quarto contado
com as aulas do supervisor Ricardo. Ainda estamos no processo de observação e a
cada contato com as aulas e com tudo rodeia esse projeto, percebo o quanto
aprendemos dia a dia na relação interpessoal. A cada ida à escola é uma
novidade, nunca se repete. A vida é assim, né? Por mais que pareça monótona,
mesmo assim não tem nada de repetitivo. A rotina pode ser a mesma todos os
dias, mas quando prestamos perceberemos que nos pequenos detalhes é onde está a
novidade. Minha visão de vida sempre foi mais ou menos assim, e o pibid tem
intensificado isso dia na escola e nas reuniões. Isso vai desde as diferenças com
meus colegas de equipe até a turma do professor Ricardo, do ambiente escolar
até contato fora dela. Parece absurdo falar essas coisas em tão pouco tempo de
projeto, mas, acreditem, é exatamente isso que tenho percebido. Às vezes,
quando estou fazendo meus relatórios penso que estou usando as mesmas palavras,
e quando me dou conta percebo que até os termos que uso tem uma emoção
diferente. E assim é. Nada é igual por mais pareça ser.
Deixando meu discursinho inicial,
deixa eu voltar para minha tarefa que é falar do que aconteceu no dia 24 de
setembro na escola. Hoje, o professor Ricardo passou um trabalho para a turma
que vai servir de nota para quarto bimestre, e cada “pibidiano” ficou
responsável para auxiliar cada grupo que será formado. E o trabalho é o
seguinte: produzir um texto jornalístico.
1. A turma foi dividida em 4
grupos de 5 a 6 integrante para fazer um ‘’jornal falado”, onde terá bancada. Neste jornal tem de ter:
- · Redatores;
- · Locutores;
- · Repórteres;
- · Sonoplastia.
2. Pauta do jornal: temas relacionados à escola Onélia
Campello. Nesse tópico, os alunos vão fazer pesquisas e entrevistas.
·
Grêmio estudantil;
·
Banheiro;
·
Segurança;
·
Merenda;
·
Pichações;
·
As portas das salas da esola;
·
Iluminação;
·
Biblioteca;
·
Falta de professores.
3. Como fazer o jornal:
- · Escolher um nome para o jornal;
- · Manchete de jornal;
- · Pesquisar o problema e, no final, apresentar uma solução;
- · Fazer uma vinheta para o jornal.
Dependendo do tema escolhido, entrevistar responsáveis pelo
setor a ser noticiado no trabalho. Outra coisa, os alunos escolherão quem vai
designar a função de cada personagem. Para finalizar a aula cada representante foi para frente
ler um texto do gênero que estão estudando, o jornalístico, para ensaiar como
será e para treinar o locutor.
![]() |
Foto dos locutores e representantes de cada grupo |
Por hoje, só. Na próxima vinda à escola ficamos de levar teoria
para uma melhor compreensão do que é um texto jornalístico.
É isso. Viram, que cada dia é uma novidade em qualquer âmbito
social? Isso também serve para qualquer situação na vida.
Abraço beeeeem apertado!
Comentários
Postar um comentário